Soladrilho | FAQ´s
A Soladrilho é uma empresa portuguesa líder em Portugal no sector de pavimentos e revestimentos cerâmicos extrudidos. Fundada em 1980, a Soladrilho tem anos de experiência a criar produtos cerâmicos com um respeito absoluto pela transformação da sua essência, a argila. Detentora de uma plataforma tecnológica ímpar e com um espírito de inovação permanente, a Soladrilho dispõe de uma elevada capacidade produtiva associada a uma qualidade reconhecida internacionalmente e comprovada por um vasto número de clientes distribuídos a nível nacional e internacional.
soladrilho, fachada, ventilada, pavimento, revestimento, cerâmica, cerâmico, cerâmicos, argila, inovação, customização, extrudidos, facade, ventilated, floor, flooring, ceramic, ceramics, clay, innovation, customization, extruded
753
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-753,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

FAQ´s

PERGUNTAS FREQUENTES

A Soladrilho responde às suas perguntas mais frequentes.

ACABAMENTO BRILHANTE

Qual o produto a aplicar para obter um acabamento brilhante?
Recomendamos aplicar cera (SOLCERA). No entanto deve fazer primeiro o pré-tratamento com o impermeabilizante (SOLIMPER-HIDRO). Consulte o Esquema de Tratamento para Tijoleira ao Natural.

Como posso remover a cera?
Lavando com o nosso decapante (SOLCAPE CERA) puro e deixar actuar 1 ou 2 minutos (sem deixar secar). De seguida, esfregar com esfregão verde e lavar muito bem com água limpa. Poderá repetir esta operação várias vezes.

Qual a periodicidade com que tenho de aplicar a cera (SOLCERA)?
Pode aplicar cera (SOLCERA) de ano a ano. Não deve aplicar todos os meses, pois quanto maior é a camada de cera aplicada, maior é a probabilidade de a cera riscar. Aproximadamente de 4 em 4 meses, após a lavagem com o detergente de manutenção (SOLDETE), deve colocar 1 ou 2 copos de cera (SOLCERA) num balde com água e passar com a esfregona, retocando deste modo o brilho da cera.

Como devo fazer a manutenção de um pavimento com cera?
Deve lavar com a frequência desejada e com um detergente neutro (SOLDETE) que se coloca na água e não precisa de enxaguamento.

Posso aplicar cera (SOLCERA) no exterior?
Não, nunca. Todos os nossos produtos de limpeza, tratamento e manutenção são para interiores e/ou exteriores com excepção da cera (SOLCERA) que nunca deverá ser aplicada em exteriores.

Posso aplicar cera (SOLCERA) numa tijoleira sem tratamento?
Não. Deve aplicar sempre um impermeabilizante (SOLIMPER-HIDRO) antes de aplicar a cera. Só deste modo é que obtêm um tratamento hidro e óleo repelente.

Posso aplicar cera (SOLCERA) numa tijoleira com tratamento óleo repelente (acabamento mate)?
Sim, pode. Basta lavar primeiro a tijoleira com SOLCIM PLUS, enxaguar muito bem e deixar secar. De seguida, aplicar uma camada de cera pura (SOLCERA). Após mais ou menos 4 horas aplicar a segunda camada pura.

Qual a quantidade de cera (SOLCERA) que devo aplicar?
Na primeira vez que aplica cera na tijoleira deve pôr duas camadas finas de cera pura, intervaladas aproximadamente 4 horas. 1 litro de SOLCERA dá para 20 m². Dado que aconselhamos sempre duas camadas o rendimento passa para 10 m² (deve ser utilizada pura).

ACABAMENTO MATE

Como posso limpar a sujidade de obra numa tijoleira impermeabilizada de fábrica?
Basta lavar com o nosso produto de limpeza SOLCIM. A lavagem com SOLCIM não retira o efeito da impermeabilização. Uma das vantagens da tijoleira com tratamento óleo repelente de fábrica é não absorver as gorduras/nódoas durante a obra e facilidade de limpeza, dado que a sujidade provocada pela betumação das juntas não se entranha na tijoleira.

Tenho uma tijoleira ao natural. Como posso dar um tratamento óleo repelente mantendo o aspecto natural?
O nosso produto de tratamento óleo repelente (SOLIMPER-ÓLEO) não altera a cor nem a textura da tijoleira. Com o tratamento óleo repelente a tijoleira fica com um acabamento mate e com o aspecto natural. Basta seguir o Esquema de Tratamento para Tijoleiras ao Natural.

Qual a duração do tratamento com óleo repelente?
Depende da frequência das lavagens e dos produtos de limpeza utilizados. Utilizando o nosso detergente de manutenção (SOLDETE) deve aplicar SOLIMPER-ÓLEO de três em três anos.

Qual a quantidade de SOLIMPER-ÓLEO que devo aplicar?
Deve aplicar uma camada de SOLIMPER-ÓLEO puro utilizando uma trincha ou esfregona e passando em toda a tijoleira e junta inclusivé. 1 litro dá para cerca de 10 m² e tem de ser aplicado puro.

Posso aplicar duas ou três camadas de SOLIMPER-ÓLEO?
Não. Uma camada é suficiente mas primeiro deve aplicar uma camada de SOLIMPER-HIDRO.

Tenho um pavimento com cera e quero que fique sem brilho. O que devo fazer?
Primeiro tem de retirar a cera lavando com o nosso decapante de cera (SOLCAPE CERA). Em seguida, tem de fazer o tratamento óleo repelente – ver esquema de tratamento.

Tenho o pavimento tratado com óleo repelente. Quanto tempo posso deixar ficar uma nódoa de azeite, vinho,…?
Deve ser limpa o mais rapidamente possível, podendo no entanto aguentar 24 horas. O facto de a tijoleira ter tratamento óleo repelente, não significa que as nódoas possam permanecer eternamente na mesma.

Se a tijoleira está devidamente impermeabilizada com SOLIMPER-ÓLEO significa que não tenho problemas de sujidade mesmo com marcas de pneus de carro, polén das árvores, etc?
Não. A tijoleira impermeabilizada está repelente somente a nódoas, mas suja-se como qualquer outro pavimento. Necessita por isso de limpeza regular. Quando se deixa acumular muita sujidade e o detergente neutro (SOLDETE) já não a remove, deve lavar-se com o decapante de cera (SOLCAPE CERA). No entanto não se pode abusar da aplicação deste produto de limpeza, dado que sendo um decapante remove a impermeabilização da tijloeira. O ideal é fazer uma limpeza regular e não deixar permanecer a sujidade na tijoleira por muito tempo.

TIJOLEIRAS PARA EXTERIORES

Que tipo de tijoleira posso aplicar no exterior?
Todas as tijoleiras da Soladrilho são para exteriores e interiores.

Posso aplicar cera no exterior?
Não, nunca. Ao fazer o tratamento deverá ter em atenção que a cera (SOLCERA) nunca deverá ser aplicada em exteriores.

Qual o tipo de tijoleira mais adequado para:

a) uma garagem?
Deverá ser sempre uma tijoleira com tratamento Óleo repelente. Caso não adquira um produto com tratamento Óleo repelente de fábrica, deverá fazer o tratamento à posteriori. Consulte o Esquema de Tratamento para Tijoleira ao Natural.

b) a zona envolvente de uma piscina?
As tijoleiras da Soladrilho têm baixa absorção de água, como tal qualquer tijloeira é adequada.

c) uma churrasqueira?
Deverá ser sempre uma tijoliera com tratamento Óleo repelente, pois é uma zona onde haverá sempre nódoas. Poderá adquirir tijloeira com tratamento óleo repelente de fábrica. Caso não o faça, deverá fazer o tratamento à posteriori.

A tijoleira Óleo repelente de fábrica que tem as seguintes vantagens:

a) Não absorve as gorduras/sujidade durante a obra (com excepção para os produtos de tratamento de madeiras);

b) Facilidade de limpeza, dado que a sujidade provocada pela betumação das juntas não se entranha na tijoleira, poupando assim tempo, produto de limpeza e reduzindo o custo e esforço de mão de obra.

LIMPEZA DE OBRA / NÓDOAS / MANCHAS

Como posso retirar pingos de tinta e graffiti da tijoleira?
Deve lavar com o nosso decapante de tintas (SOLCAPE GRAFFITI). Deve aplicar puro e deixar actuar 1 ou 2 minutos. De seguida esfregar com esfregão tipo verde e enxaguar com Água limpa em abundância.

Como posso remover nódoas de café, vinho, azeite e outro tipo de nódoas num pavimento com:

a) tijoleira ao natural?
É muito difícil remover nódoas de uma tijoleira ao natural (sem qualquer tratamento). De qualquer maneira poderemos sempre tentar remover a nódoa lavando com o nosso decapante (SOLCAPE CERA) puro e deixar actuar 1 ou 2 minutos (sem deixar secar). De seguida, esfregar com esfregão verde e lavar muito bem com água limpa. Poderá repetir esta operação várias vezes.

b) tijoleira impermeabilizada com tratamento hidro repelente?
Para retirar as nódoas deve aplicar o decapante de cera puro (SOLCAPE CERA) e deixar actuar 1 ou 2 minutos (sem deixar secar). De seguida, esfregar e lavar muito bem com Água limpa.

c) tijoleira impermeabilizada com tratamento Óleo repelente?
Deve lavar com SOLDETE. Caso a nódoa esteja seca pode utilizar SOLDETE puro, esfregar com esfregão verde e sem deixar secar, enxaguar com Água limpa.

d) tijoleira com cera?
Para retirar as nódoas deve aplicar o decapante de cera puro (SOLCAPE CERA) e deixar actuar 1 ou 2 minutos (sem deixar secar). De seguida esfregar com esfregão verde e lavar muito bem com Água limpa. Deverá ter cuidado, pois o decapante vai remover a cera, por isso deve esfregar apenas na tijoleira que tem a nódoa e não em todo o pavimento. Após a remoção da nódoa, deixe secar a tijoleira a aplique de novo cera (SOLCERA) na referida tijoleira.